Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico visita o APLMMeA

Por Admin APL MMeA 26/01/2018

Os projetos e ações desenvolvidos pelo Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA) foram apresentados ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), Emílio Andreazza, na manhã de terça-feira, dia 23 de janeiro. Acompanhado de assessores, o secretário foi recebido pelo presidente do APL, Ubiratã Rezler, e dirigentes da entidade.

 A esquerda o Secretário de Desenvolvimento, Emílio Andreazza e ao seu lado Ubiratã Rezler, Presidente do APLMMeA

Conforme Rezler, o encontro foi muito positivo. Os dirigentes do APL conversaram sobre os projetos que estão sendo realizados e planejados pelo APLMMeA para fomentar e estimular o desenvolvimento econômico e atender as demandas, principalmente, das micro e pequenas empresas da região. Além disso, trataram da importância de ações em parceria com o poder público municipal, voltadas para o desenvolvimento dessas empresas.

 

O APLMMeA  desenvolve atividades direcionadas para apoiar as empresas dos ramos metalmecânico, automotivo, eletroeletrônico e plástico na Serra Gaúcha e conta com a parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, do Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul), do Simplás (Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho), do SIMMME (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves), do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), do Senai (Serviço Nacional da Indústria), do GarantiSerra (Associação de Garantia do Crédito), da UCS (Universidade de Caxias do Sul) e da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

 Reunião com Secretário de Desenvolvimento

Com os parceiros que compõem o APL são promovidas iniciativas visando a atender aos interesses e às necessidades da cadeia produtiva, como comércio exterior, meio ambiente, inovação e transferência de tecnologia. 

Um exemplo é o Projeto Incentivo Industrial da Serra, que visa a substituir itens importados pelas indústrias montadoras do Rio Grande do Sul por materiais de  fornecedores instalados na região. Até o momento foram efetivadas quatro parcerias entre empresas locais para produzir em conjunto produtos para a indústria. 

 Outro projeto em andamento é o Plataforma Digital Integradora, no qual as indústrias associadas ao APL cadastrarão suas capacidades produtivas indicando as ociosidades e necessidades de desenvolvimento de produtos ou fornecimento de itens. O cruzamento dessas informações possibilitará a criação de propostas para melhorar a taxa de ocupação da capacidade instalada das indústrias e até mesmo o desenvolvimento de novos produtos e negócios.

O secretário visitou o APL acompanhado pelo assessor técnico Jorge Luis Andreazza, pelo coordenador de Governo Daniel Bianchi e pela diretora de Planejamento e Execução da Secretaria Eliana Mattioda.

Rezler recebeu o grupo juntamente com o diretor financeiro, Celso Ferrarini, e a coordenadora executiva do APL, Célia Marin, o presidente e o diretor executivo do Simecs, Reomar Slaviero e Odacir Conte, e Aldoir Bolzan de Morais, da Gerência Regional do Sebrae.

 

 

Rosa Ana Bisinella

Jornalista MTB 6815

rosaanab@gmail.com

 

(54) 99978.7110