Café Produtivo de setembro teve como tema a produção de energia a partir do biogás

Por Admin APL MMeA 17/09/2018

Fazenda trevisan

 

O APLMMeA realizou o tradicional Café Produtivo neste mês de setembro com o foco na produção de energia a partir do biogás. O evento ocorreu no dia 13/09, na CIC, em Caxias do Sul, com palestra do engenheiro de produção Christiano Trevisan, diretor da Fazenda Trevisan, instalada no interior de Farroupilha (RS). Cerca de 60 pessoas participaram do encontro, que reuniu associados do APL e convidados.

Em sua palestra, Christiano explanou sobre o funcionamento do sistema de produção de biogás e geração de energia elétrica e térmica na propriedade da família. O negócio tem como principal atividade a pecuária de leite e, também, agricultura para alimentação das vacas leiteiras. O projeto, que conta com três biodigestores,foi idealizado por ele e seu irmão, Jean Trevisan, que é engenheiro eletricista. O processo de biodigestão ainda resulta em biofertilizantes, utilizados nos cultivos de verão e inverno

Na Fazenda, atualmente, há cerca de mil animais bovinos, sendo aproximadamente 400 vacas leiteiras. Os biodigestores utilizados no tratamento de efluentes da atividade agropecuária atingem a produção de biogás suficiente para gerar 45% da energia elétrica e 70% da energia térmica utilizadas na propriedade. Recentemente, a Fazenda Trevisan colocou em atividade um laticínio, com elaboração de leite Tipo A. A produção diária de leite chega a 13 mil litros.

Mercopar

O Café Produtivo também permite aos associados acompanhar as ações promovidas pelo APL e conhecer mais sobre os benefícios da associação. No encontro de setembro, os gestores destacaram a participação da entidade na Mercopar 2018, com o estande coletivo APL + Caixa na Feira de Inovação Industrial, que irá acontecer nos pavilhões da Festa da Uva, de 2 a 4 de outubro.

Fotos: Lucas Ressinger